Desde o início dos tempos a música sempre se apresentou de maneira sutil na vida de todos, porém apesar da sutilidade que ela sempre trouxe, a música consegue conectar as pessoas de maneira profunda sendo consigo mesmo ou com outras pessoas, tornando assim certos momentos imortais na nossa vida de cada um, e é assim até os dias atuais.
Como já dizia Platão, a música seria a perfeita harmonia do universo, onde as ondas sonoras espelhariam a própria harmonia da alma com a própria vida no seu estado mais divino. A música tem o poder de tornar qualquer momento imortal, se tornando também um objeto de para cuidar das próprias emoções e até mesmo controlá-las.
Porém, hoje em dia, apesar do conceito profundo e mais espiritual, a música acabou se tornando um instrumento de manifestações que vai muito mais além, se tornando uma “ferramenta” da própria expressão cultural popular da sociedade moderna, ela acaba funcionando como quebra de barreiras, assim possibilitando novas práticas e conceitos culturais.
Um dos movimentos brasileiros mais famosos que usava a música como forma de expressão cultural, contra a repressão do regime militar na época, recebeu o nome de Tropicália ou Tropicalismo que nasceu na década de 60 e perdurou até meados dos anos 80, o movimento era representado por músicas que uniam uma mistura da cultura brega, rock psicodélico, música erudita entre outros. Sempre trazendo músicas irreverentes, entrando em conflito o regime militar e despertava os pensamentos de quem ouvia.
Hoje em dia existem vários outros tipos de movimentos que utilizam a música como forma de expressão cultural, um dos mais conhecidos é o funk que acabou quebrando diversas barreiras recentemente e está no mundo inteiro.
A maior realização de um artista que respira e transcreve sua essência através da música é a disseminação máxima das suas canções, sendo assim artista anseia que a sua música toque a alma de cada um que for ouvi-la.
Um dos princípios da Cavan77 é abrir suas portas e dar espaço para os artistas mostrarem suas formas de expressão cultural, é imensamente gratificante ver um artista brilhar no palco da Cavan, seja com, suas performances, danças, ou canções, aqui construímos momentos e eternizamos histórias.
TEXTO: KAH GOMES